Os acessos fixos à internet continuam em crescimento. Segundo a Anatel, em julho o Brasil contava com 30,5 milhões de conexões ativas, o que significa adições líquidas de 1,65 milhão de novos assinantes desde janeiro. E as novas conexões são predominantemente em fibra óptica, que somaram 1,36 milhão de acessos, ou 82% da expansão das redes.
Ao todo são 4,4 milhões de conexões em fibra óptica no país, o que já representa 14,4% do total, atrás da ainda dominante rede de cobre (xDSL), com a qual é ofertado 41,8% do acesso fixo à internet no Brasil, e do cabo, que perdeu terreno e detém 30,3% de todas as conexões. Em terceiro, a fibra é mais comum que as conexões por rádio de alta capacidade, que são 7,6% do total.
Pelo retrato, essa ampliação concentrada em fibra óptica é puxada pelos pequenos provedores de internet. Esse grupo de empresas com menos e 50 mil clientes detém 5,63 milhões de acessos, ou 18,4% de todas as conexões ativas no país. E se mantém como o segmento que mais cresce, sendo responsável por 73% de todo o crescimento do mercado em 2018 até aqui.
As maiores do setor também cresceram. A Net/Claro somou 298 mil novos acessos, chegando a 9,19 milhões e manteve-se na liderança com uma fatia equivalente a 30% do mercado. A Telefônica adicionou 137 mil, mas viu a participação cair de 26,2% para 25,2% do total. E ainda entre as maiores, a Oi perdeu 123 mil acessos, tendo a fatia total caído de 21,8% para 20,2%.
Fonte: Convergência Digital
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